CLÁSSICO E MODERNO: SALA DE ESTAR PARA VOCÊ SE INSPIRAR
Como misturar os estilos clássico e moderno pode elevar a decoração da sua casa.
Uma das dificuldades que muitos dos nossos clientes encontram na hora de decorar suas casas é definir o estilo que eles mais gostam. Como Arquitetos, nosso trabalho começa por compreender através do Briefing qual a direção que apontaremos para a concepção criativa do espaço (leia mais sobre o assunto no nosso post sobre Briefing clicando aqui).
Nesta Sala de Estar, a Casa Vegati encontrou o desafio de transformar a estrutura existente fria e vazia, em um refúgio aconchegante e sofisticado.
Alguns elementos da decoração em estilo clássico, como as famosas boiseries, mármores arabescatos e metais dourados foram sutilmente combinados com a curadoria de mobiliários modernos, criando um estilo único e autêntico. Veja a seguir um pouco sobre cada um desses elementos para entender como você pode se utilizar dessa mistura para criar uma decoração elevada.
1. Boiseries
O imponente pé-direito duplo que encontramos neste espaço colocou a necessidade de um preenchimento das grandes paredes nuas.
Esse belo trabalho de molduras nas paredes, geralmente feito em marcenaria, traz um efeito interessante de luz e sombra. O perfil desenhado para o que chamamos de “estrudar” é desenhado sob medida pelo escritório para a produção do efeito desejado, e as peças são produzidas em marcenarias especializadas através de usinagem.
2. Mármores Arabescatos
São os mármores mais utilizados na Arquitetura tradicional clássica. Trata-se de pedras com veios muito desenhados e aparentes, que tornam a decoração mais sofisticada.
3. Metais dourados
Os metais em tons amarelados e dourados trazem para a decoração uma atmosfera mais clássica, remetendo aos detalhes em ouro que encontramos nos palácios e igrejas renascentistas. Aqui, a utilização de latão em acabamento escovado faz uma alusão a essas referências, com uma abordagem mais contemporânea em peças minimalistas.
4. Mobiliário modernista e contemporâneo
Na escolha do mobiliário, a Casa Vegati desenvolveu uma curadoria de peças que tivessem um design mais moderno, com poucas referências ao estilo tradicional. Linhas mais simples e móveis com tecnologia aplicada na sua produção nos transportam para uma decoração mais atual.
5. Escala e proporção
Por último, mas não menos importante, a utilização correta dos princípios básicos de Arquitetura para a definição do tamanho do mobiliário em relação ao espaço útil do ambiente. O amplo pé-direito e a o grande espaço disponível precisa ser preenchido por móveis que tenham dimensões mais generosas, para que o resultado seja harmônico.
Você pode contar com a ajuda da Casa Vegati para a escolha de móveis ideal para o tamanho do espaço que você tem entrando em contato clicando aqui.
Você já pensou em misturar esses dois estilos antes?
Comments