top of page
  • Hyago Chiavegati

CLÁSSICO E MODERNO: SALA DE ESTAR PARA VOCÊ SE INSPIRAR

Como misturar os estilos clássico e moderno pode elevar a decoração da sua casa.


Moodboard com referências de móveis modernos misturados com clássicos
Moodboard realizado pela Casa Vegati misturando elementos clássicos com móveis modernos.

Uma das dificuldades que muitos dos nossos clientes encontram na hora de decorar suas casas é definir o estilo que eles mais gostam. Como Arquitetos, nosso trabalho começa por compreender através do Briefing qual a direção que apontaremos para a concepção criativa do espaço (leia mais sobre o assunto no nosso post sobre Briefing clicando aqui).


Flores

Nesta Sala de Estar, a Casa Vegati encontrou o desafio de transformar a estrutura existente fria e vazia, em um refúgio aconchegante e sofisticado.


Ambiente com painéis de madeira e tons neutros

Alguns elementos da decoração em estilo clássico, como as famosas boiseries, mármores arabescatos e metais dourados foram sutilmente combinados com a curadoria de mobiliários modernos, criando um estilo único e autêntico. Veja a seguir um pouco sobre cada um desses elementos para entender como você pode se utilizar dessa mistura para criar uma decoração elevada.


1. Boiseries


Boiseries
Fonte: www.iqosa.com

O imponente pé-direito duplo que encontramos neste espaço colocou a necessidade de um preenchimento das grandes paredes nuas.


Esse belo trabalho de molduras nas paredes, geralmente feito em marcenaria, traz um efeito interessante de luz e sombra. O perfil desenhado para o que chamamos de “estrudar” é desenhado sob medida pelo escritório para a produção do efeito desejado, e as peças são produzidas em marcenarias especializadas através de usinagem.

2. Mármores Arabescatos


Lareira ecológica em mármore.

São os mármores mais utilizados na Arquitetura tradicional clássica. Trata-se de pedras com veios muito desenhados e aparentes, que tornam a decoração mais sofisticada.


3. Metais dourados


Cômoda com puxador em latão
Fonte: www.atelierviollet.com

Os metais em tons amarelados e dourados trazem para a decoração uma atmosfera mais clássica, remetendo aos detalhes em ouro que encontramos nos palácios e igrejas renascentistas. Aqui, a utilização de latão em acabamento escovado faz uma alusão a essas referências, com uma abordagem mais contemporânea em peças minimalistas.


4. Mobiliário modernista e contemporâneo


Paredes com boiseries de madeira

Na escolha do mobiliário, a Casa Vegati desenvolveu uma curadoria de peças que tivessem um design mais moderno, com poucas referências ao estilo tradicional. Linhas mais simples e móveis com tecnologia aplicada na sua produção nos transportam para uma decoração mais atual.


5. Escala e proporção

Por último, mas não menos importante, a utilização correta dos princípios básicos de Arquitetura para a definição do tamanho do mobiliário em relação ao espaço útil do ambiente. O amplo pé-direito e a o grande espaço disponível precisa ser preenchido por móveis que tenham dimensões mais generosas, para que o resultado seja harmônico.


Você pode contar com a ajuda da Casa Vegati para a escolha de móveis ideal para o tamanho do espaço que você tem entrando em contato clicando aqui.


Você já pensou em misturar esses dois estilos antes?

0 comentário
bottom of page