top of page
  • Hyago Chiavegati

DECORAÇÃO DE PRIMAVERA: TRAGA A ENERGIA DAS FLORES PARA SUA CASA


Vaso de flores sobre a mesa
Neste projeto desenvolvido pela Casa Vegati, adotamos uma composição de flores brancas. Por se tratar de um Home-Office, a cor traz sensação de paz e tranquilidade.

Setembro é um dos meses mais especiais que temos no ano. Existe uma energia quase mágica que paira sobre o ar nessa época. As temperaturas começam a subir, e a estação chuvosa começa a tomar forma. A natureza começa a sentir essa mudança, e as flores começam a desabrochar.


O início da Primavera acontece no que chamamos de Equinócio, que é um dia específico do ano onde a posição do sol em relação ao Equador faz com que o tempo de duração do dia seja o mesmo que o da noite.


Essas condições climáticas fazem com que a natureza identifique que é o momento de renovação. Os insetos, que são responsáveis pela polinização, saem de seus “esconderijos” e começam sua jornada, e assim as flores começam a surgir.


Um estudo realizado pela Universidade do Estado de New Jersey, nos Estados Unidos, mostra uma associação direta do aparecimento das flores no humor do ser humano. A PHD Loretta Graziano Breuning, professora da Universidade East Bay do estado da Califórnia explica que essa alteração se faz pela sensação de prosperidade e recompensa após o fim da escassez associada à estação fria passada.


Podemos nos apropriar desse momento tão especial do ano para elevar a energia positiva nas nossas vidas. A casa que moramos reflete exatamente nosso estado de espírito. Quando estamos bem, nossa casa tende a estar organizada, as coisas fluem naturalmente.


Como arquitetos, temos tido a oportunidade de acompanhar a mudança positiva que a renovação das casas produz nas pessoas. Por isso, vamos falar um pouco sobre como trazer a energia positiva da Primavera para dentro das nossas casas.


PRINCIPAIS VANTAGENS DA DECORAÇÃO COM FLORES


Mesa de escritório com flores
Home-Office com flores. Projeto de decoração da Casa Vegati.

  • Ambientes com flores bem cuidadas podem despertar emoções positivas nos moradores e nos visitantes;

  • O cuidado com as plantas pode ser terapêutico. O contato com a terra e com a energia direta das plantas e flores é muito positivo para nosso estado de espírito;

  • Muitas pessoas acreditam que as plantas e flores têm um papel importante na filtragem de energias negativas que podem entrar nas nossas casas;

  • Ambientes com flores tendem a ter uma aparência mais sofisticada, elevam a decoração;


Pessoa fazendo jardinagem

É importante entendermos que, quando falamos de renovação das nossas casas, temos dois tipos principais de vegetação: aquela que é permanente e a sazonal.


PAISAGISMO PERMANENTE


Aqui, trataremos como paisagismo permanente aquele que faz parte de um projeto paisagístico dentro do projeto arquitetônico. Geralmente, nos projetos de Arquitetura que desenvolvemos na Casa Vegati, trabalhamos em parceria com arquitetos paisagistas para a produção dos cenários de plantas. Não estamos falando apenas de casas com jardins. O arquiteto paisagista tem uma atuação muito importante até mesmo em projetos de reformas de apartamentos.


Nas reformas de apartamentos, é muito comum fazermos a previsão de sistemas de drenagem e irrigação automáticos de vasos, que facilitam muito o cuidado com as plantas. Por isso, é muito importante que as áreas destinadas ao paisagismo estejam previstas logo no início do projeto. Você pode entrar em contato com a Casa Vegati para tirar suas dúvidas com relação a esse assunto, onde podemos esclarecer sobre as etapas que envolvem uma construção ou reforma.


Nos projetos de casas, os jardins geralmente são projetados para que o florescimento das diferentes espécies ocorra em diferentes momentos ao longo do ano, para que o jardim esteja sempre florido.


PAISAGISMO SAZONAL


Trata-se das plantas, flores e arranjos que são renovados frequentemente. Esses não necessariamente precisam ser previstos no projeto paisagístico e são mais flexíveis, podendo ser modificados e renovados sempre.


Você pode trabalhar com esse paisagismo indo diretamente nas floriculturas e escolhendo os arranjos. Existe também, atualmente, a opção de clubes de assinatura de flores, nos quais se recebe em casa um número fixo de arranjos prontos e variados a um custo fixo mensal.


Mesa de jantar decorada com flores

A grande vantagem desses clubes é a curadoria feita pelos especialistas, que escolhem as plantas e flores específicas para cada época do ano, o que garante que os arranjos estejam sempre na sua melhor forma.


O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA DECORAR COM FLORES

  • Para uma decoração mais sofisticada, escolha sempre utilizar plantas e flores naturais. Estas, além de transmitirem uma energia positiva e alegre para os ambientes, possuem também um maior valor agregado de carinho e atenção;

  • Ao escolher os arranjos de flores, procure o quanto possível adquirir flores ainda com botões. Isso garante que esses arranjos irão ter uma duração maior;

  • A posição dos vasos é muito determinante para se ter o melhor resultado. Procure sempre que possível posicionar os arranjos de flores o mais próximo possível da entrada de luz natural, mas não diretamente no sol. Flores aromáticas devem ser posicionadas mais próximas à entrada dos ambientes, para que o perfume seja sentido por quem entra;

  • Para uma composição mais dinâmica e interessante, utilize vasos de diferentes tamanhos e formatos. Pode-se utilizar outros itens que não sejam necessariamente vasos, como garrafas, xícaras, bules, etc. O segredo aqui é manter todos esses vasos diferentes com a mesma cor e material. Assim, todos eles estarão fazendo parte de um mesmo conjunto, uma mesma família;


Vasos de flores de diferentes tamanhos e formas

  • Vale a pena também criar um conjunto de flores com uma mesma cor, mas com variação de espécies;

  • Não esqueça que as flores podem aparecer também em elementos decorativos, como estampas nos tecidos, almofadas e louçarias;

  • Separe um conjunto de flores que não tenham aroma e combine-as com velas aromáticas e difusores. As nossas sensações e emoções positivas são ainda mais aguçadas quando envolvem outros sentidos;

Cesta de flores

As flores podem ativar nossa sensibilidade e momentos de nostalgia através de memórias afetivas relacionadas à forma e aromas. Especialmente nessa época do ano, traga para sua casa alguma flor que te faça lembrar de algum momento especial, seja pela forma e cor ou pelo perfume exalado.


Me conte aqui nos comentários: Qual flor ou planta te traz lembrança de algum momento alegre?



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page