top of page
  • Helena Blueprints

IMÓVEL ALUGADO: COMO PLANEJAR UM ESPAÇO FLEXÍVEL E ACOLHEDOR

O que considerar na hora de decorar um imóvel alugado.


sala de estar sóbria
Foto: Lotta Agaton Interiors

Alugar uma casa ou um apartamento tem se tornado um estilo de vida, especialmente para as pessoas mais jovens. Alguns preferem assumir uma vida com menos permanência e mais flexibilidade, outros acabam alugando um espaço por morarem em uma cidade diferente da que trabalham, que é o caso de muitos empresários ou diretores de multinacionais. Seja qual for o caso, essa residência alugada precisa oferecer uma experiência de lar, de pertencimento e acolhimento.


Como Arquitetos, é nosso trabalho compreender quais são os elementos essenciais para que um espaço tenha qualidade e conforto. Separamos algumas referências para que você possa se inspirar na adequação da sua casa alugada para torná-la seu lar.


Onde investir: O princípio básico da flexibilidade


Basicamente, quando falamos de imóveis alugados, a maioria das pessoas assumem que não vale a pena investir em absolutamente nada de maior valor. Essa lógica tende a nos fazer adquirir peças que não refletem nossos gostos pessoais, e esse imóvel terá sempre um aspecto de "temporário". Podemos subverter esse pensamento e entender que é possível investir em peças boas, de qualidade, desde que elas possam ser levadas para outro imóvel em uma ocasião em que precisamos nos mudar.


1. Escolha móveis versáteis e de tamanho padrão


escrivaninha de madeira
Foto: Amber Interiors

Dê preferência a mobiliários que não sejam muito grandes, que possam se ajustar a outros tipos de imóvel.


2. Mobiliário modular


Nos nossos projetos de interiores, gostamos de explorar alguns móveis em proporções maiores para criar um efeito visual de amplitude. É possível seguir esse raciocínio, mas se utilizando de objetos divididos em partes. Por exemplo: ao invés de colocar um aparador muito extenso, você pode colocar dois aparadores do mesmo modelo lado-a-lado, e de preferência modelos que possam ser desmontados.


sofá modular
Foto: Sofá Modular Discovery, da Artefacto

Sofás modulares são muito interessantes, especialmente considerando que eles precisam não somente caber dentro do imóvel, mas precisam necessariamente atravessar corredores estreitos e elevadores no caso de apartamentos.


3. Móveis de qualidade e peças de arte


poltrona mole
Foto: Poltrona Mole, Sérgio Rodrigues, Dpot. A poltrona é considerada um item de colecionador.

Como falamos anteriormente, tenha em mente que mobiliários soltos, como sofás, poltronas, mesas e cadeiras podem ser levados para outros imóveis. Portanto, permita-se investir em peças de qualidade, que você tenha uma identificação e preferência. Peças de design assinado e obras de arte tendem a se valorizar com o passar do tempo, é possível pensar nelas como um investimento.



4. Tapetes


tapete grande
Foto: Casa de Valentina

Se o revestimento do piso não é do seu agrado, você pode considerar adquirir um tapete grande, que cubra a área ocupada por todos os móveis do ambiente. Para isso, escolha um tapete mais neutro, sem desenhos, pois eventualmente é possível cortar esse tapete e dividí-lo em mais partes com um bom tapeceiro.


5 . Iluminação


A iluminação é a alma de uma decoração. É muito importante valorizá-la.


trilho iluminação
Foto: www.looz.shop

No teto, se estiver considerando caminhar com a iluminação para pontos diferentes dos atuais, considere utilizar um sistema de trilhos, que torna a instalação flexível.


Adicione luminárias portáteis, como abajures de mesa ou luminárias de chão, para criar pontos de luz adicionais sem a necessidade de instalação elétrica permanente. Muitas luminárias possuem efeitos incríveis de luz e sombra, por isso são tão importantes dentro de uma decoração bem elaborada.


Dica: utilize sempre luz amarelada.



6. Plantas e vasos


Plantas são sempre bem-vindas na decoração, e elas trazem muito conforto e bem-estar para as nossas casas. Mas tenha em mente que elas precisam ser cuidadas. Caso o imóvel alugado fique vazio por alguns dias da semana, é importante considerar a contratação de um jardineiro para os cuidados essenciais.


7. Espelhos


espelho apoiado na parede
Foto: www.williamwoodmirrors.co.uk

Espelhos são uma excelente maneira de criar efeitos interessantes na decoração. Adquira modelos soltos, eventualmente com molduras. Você pode utilizá-los tanto presos na parede como apenas apoiados em alguma superfície. O mais importante é que eles não sejam colados na parede.


8. Cama, mesa e banho


Esse é um dos itens mais importantes de se investir. Uma boa experiência de sono, assim como nas refeições e no banho é essencial para o sentimento de conforto dentro da nossa casa. Por serem itens totalmente flexíveis, vale a penas investir em peças duradouras.


9. Pintura


teto colorido
Foto: Pinterest

Imóveis alugados precisam ser, obrigatoriamente, pintados. Logo, você pode aproveitar para escolher algum lugar do imóvel para acrescentar alguma cor diferente que você goste. Aqui, vale pintar para destacar qualquer lugar interessante: uma parede, o teto, o rodapé, uma porta, etc.


Onde não investir


1. Marcenaria planejada embutida


Muitas pessoas pensam que não vale a pena colocar móveis planejados em espaços alugados. Não necessariamente isso precisa ser seguido à risca. Podemos investir em móveis planejados bons, de qualidade, desde que eles não sejam "amarrados" no espaço. Você pode, por exemplo, fazer um armário sob medida, mas que não ocupe totalmente um espaço, que tenha uma altura menor do que o pé-direito. No caso de uma mudança, os armários planejados de qualidade podem ser desmontados e remontados em outro lugar. A dica é: não faça essa marcenaria embutida, pois ela precisa poder se adequar a outros tamanhos de ambiente.


2. Cortinas de alto valor


Na decoração, as cortinas costumam ser itens de elevado valor de investimento, pois normalmente elas precisam ser feitas sob medida, já que cada janela é diferente da outra. O ideal para os imóveis alugados é que se utilize modelos com maior flexibilidade de instalação, como as cortinas com varão, por exemplo. Esse modelo oferece mais chances de que essas cortinas possam ser reutilizadas em outro imóvel.



Benfeitorias a negociar com o proprietário


Muitas vezes, ao alugar um imóvel nos deparamos com alguns espaços que acabam precisando de alguma pequena obra ou ajuste. Listamos alguns desses itens que fazem parte do imóvel e que não poderão ser levados embora, mas que tendem a valorizar essa casa ou apartamento. Nesse caso, reflita sobre uma possível negociação com o proprietário desse imóvel para abater no valor do aluguel.


1. Troca de rejuntes de azulejos antigos


Trata-se de um serviço muito simples de ser executado por uma pessoa qualificada, mas que melhora muito o aspecto dos azulejos antigos.


2. Instalações elétricas antigas


Imóveis antigos costumam ter problemas sérios com a incompatibilidade dos novos equipamentos que surgiram no mundo ao longo das últimas décadas. É possível substituir o cabeamento interno dos conduítes de modo a melhorar a segurança do imóvel contra curtos-circuitos.


3. Substituição de dobradiças enferrujadas


Portas de passagem e armários que estejam ranjendo podem ser facilmente melhoradas por um marceneiro de confiança.


4. Box de vidro de banheiros


Box de banheiros tendem a melhorar muito o conforto no dia-a-dia quando são de qualidade, além de valorizarem o imóvel para futuras locações.


5. Gabinetes de banheiro


gabinete de madeira
Foto: @maureenmagula_design

Os gabinetes de banheiro geralmente precisam ser feitos sob medida por uma marcenaria. Esse é um item permanente do imóvel que vale a pena investir, pois torna o banheiro um espaço muito funcional e prático no dia-a-dia.


Para finalizar


Por último, lembre-se sempre de documentar o estado original do apartamento antes de fazer alterações temporárias e guarde os itens originais para poder restaurar o espaço quando necessário. Além disso, qualquer negociação com o proprietário precisa estar devidamente formalizada por escrito através de um contrato.


Essas dicas ajudarão a criar um ambiente acolhedor e personalizado, mesmo em um imóvel alugado.


Na Casa Vegati, oferecemos ajuda às pessoas que querem personalizar espaços sem que haja uma obra envolvida. Nossa Consultoria de Decoração é um processo rápido que permite a criação de ambientes exclusivos, com a especificação de mobiliários, tecidos e pinturas de acordo com as necessidades dos clientes. Se você está se mudando para um imóvel alugado e deseja transformá-lo em um lugar especial a acolhedor, entre em contato conosco clicando aqui.

0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page