top of page
  • Helena Blueprints

TUDO SOBRE O HALLOWEEN: SAIBA O QUE NÃO PODE FALTAR NA DECORAÇÃO DE HALLOWEEN

Casa decorada para Halloween com abóbora

O Halloween é uma data muito popular nos Estados Unidos que tem adquirido bastante espaço aqui no Brasil. Buscando algumas referências para trazer aqui para o nosso blog, com uma visão mais arquitetônica, fui um pouco mais a fundo na história desse evento para entender o que existe por trás dos símbolos que conhecemos.


Essa tradição surgiu a partir de um festival conhecido como Samhain, praticado pelos antigos povos celtas das Ilhas Britânicas. O Samhain era realizado anualmente no dia 31 de Outubro, celebrando o período de colheita da passagem do verão para o inverno.


Esse festival, além de ser considerado uma passagem de ano para os celtas, era também de sua crença que as barreiras existentes entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos era rompida, trazendo para a terra os espíritos dos mortos do último ano, que passavam por aqui antes de irem para seu destino final.


Os celtas, então, espalhavam por todas as suas vilas fogueiras e lanternas, que iluminavam o caminho dos mortos para que estes encontrassem seu destino. A festa, portanto, era realizada como forma de homenagear essas almas e celebrar as colheitas que serviriam de sustento nos meses de inverno.


A união desta cultura pagã com o Cristianismo originou o evento tal como conhecemos hoje. No dia 1º de Novembro é comemorado, na Igreja Católica, o All Saints' Day, ou o Dia de Todos os Santos. O dia anterior a este passou a ser o All Hallow's Eve, ou a Véspera do Dia de Todos os Santos.



OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DO HALLOWEEN


  • Monstros: no Samhain, os celtas acreditavam que os espíritos malignos poderiam aproveitar a conexão com a terra para fazer mal aos seres humanos;

  • Fantasias e máscaras: na crença celta, os seres humanos se vestiam de monstros para não serem reconhecidos pelos espíritos malignos;

  • Abóboras: além da representação da colheita, as abóboras são esculpidas com expressões macabras para afastar os maus espíritos;

  • Lanternas: estas fariam a condução dos mortos, iluminando o caminho até seu destino final.


COMO FAZER UMA DECORAÇÃO DE HALLOWEEN NA SUA CASA


Se você está planejando aproveitar essa época do ano para fazer um pequeno evento ou festa de Halloween em casa, acompanhe algumas sugestões da Casa Vegati para fazer uma decoração diferente, lúdica e divertida:


1. Faça uma entrada incrível.


Decoração de Halloween para a entrada da casa

Invista na entrada da sua residência, seja ela uma casa ou apartamento. Uma entrada divertida e chamativa cria o tom que sua festa terá. Além disso, servirá também para as crianças da vizinhança saberem que você está no clima dos “doces ou travessuras”. Faça uma variação de elementos que criem uma composição interessante, misturando figuras de esqueletos, insetos e alimentos, criando uma cena.


2. Traga humor.


Bolo decorado para Halloween

A data do Halloween envolve muitos significados intensos do ponto de vista religioso e místico. Introduzir figuras "cartunizadas" de monstros e fantasmas deixa a decoração mais leve e descontraída, deixando tudo mais alegre e divertido.


Doces de Halloween

3. Transforme tudo em decoração.


Qualquer elemento da casa pode receber uma aplicação de “olhinhos” e bocas para tornar-se engraçado e lúdico.


As comidas e bebidas também podem se tornar objetos decorativos, utilizando as cores preto, vermelho e roxo para uma composição mais trevosa.


Bebidas de Halloween

4. Galhos e folhas secas.


Como essa é uma festa tradicionalmente vinda do hemisfério norte, nos países de origem ela acontece durante o Outono. A decoração então deve seguir os tons mais terrosos e alaranjados. Utilize galhos e folhas secas para remeter ao clima pré-inverno. Frutas e legumes podem entrar na decoração.


Galhos secos para Halloween


5. Figuras ameaçadoras.


Cachorro fantasiado para Halloween

As representações de figuras e animais ameaçadores podem ajudar a espantar os maus espíritos.


6. Velas e lanternas.


Abóbora Halloween

Além de servirem para guiar os espíritos que visitam a terra, as velas criam um clima mais intimista e aconchegante. As tradicionais abóboras com caretas esculpidas podem ter pequenas velas na parte interna para servirem como luminárias.


Se possível, deixe a luz do ambiente bem baixa com a utilização de um dimmer. Tome cuidado apenas em deixar as velas bem protegidas, com suportes firmes e estruturados, e longe de áreas de circulação de pessoas.


Decoração de Halloween com velas

7. Pequenos detalhes fazem muita diferença.

Abra sua mente e deixe sua criatividade agir para tentar surpreender seus convidados em todos os momentos. Cada pequeno detalhe pode arrancar um sorriso, desde um copo decorado com a figura de um morcego até um papel higiênico com uma mensagem assustadora escrita.


Copo decorado para Halloween

8. Divirta-se


De tudo o que citamos, o que não pode faltar de jeito nenhum na decoração de Halloween é o humor. Fazer desta data, que tem um significado tão intenso, um momento de alegria e diversão.


Me conte aqui nos comentários: Você já fez, alguma vez, uma festa de Halloween na sua casa?

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page